BRUXAS
Que elas existem, existem!
Praticantes de feitiçaria atuam desde a Antiguidade. Entre os séculos 15 e 17, entretanto, passaram a ser vistos como adoradores do diabo e caçados na Europa e na América.
Apesar dos milhares de execuções, a bruxaria sobrevive...
Texto - Claudia de Castro Lima
Para que serve a sequência do π?
Para estabelecer a proporção entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. Com esse número, é possível fazer cálculos como o da área de um círculo e o volume e a superfície de uma esfera. Um valor exato de pi é buscado desde a Grécia antiga – umatarefa hercúlea, já que ele é um número irracional, que pode ser representado por infinitas casas decimais além de 3,14. Hoje, com a ajuda da computação, já se chegou à representação de até 5 trilhões de casas! E, quanto mais casas decimais, mais exato será o cálculo. A sequênciaé utilizada em trabalhos de engenharia, geologia, astronomia e outros campos. Tudo que tem formato arredondado pode ter valores que dependem dessa cons- tante. Até Albert Einstein usou o pi em sua fórmula que diz respeito ao espaço curvo na Teoria da Relatividade.
FONTESIran Carlos Stalliviere Correa, professor de geociências da Universidade Federal do RioGrande do Sul, e Claudia Oliveira, professora de matemática da Faculdade de Tecnologia de Mauá
Nenhum comentário:
Postar um comentário