Bem vindos

Obrigado por nos visitar, aproveite e deixe seu comentário.

terça-feira, 19 de março de 2013

Crônicas

Crônica - leitura moderna e atual


Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência, etc.
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.
Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos. Na literatura brasileira, escritores brasileiros que se destacam neste tipo de narrativa são Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes. Alguns outros famosos cronistas são Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, entre outros.

Na Biblioteca do Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM o gênero crônica é bastante apreciado por todos os alunos, que veem neste tipo de leitura a rapidez e fluidez de uma história, normalmente carregada da ironia e graça.

Dentre nossos exemplares vamos citar o livro de João Ubaldo Ribeiro: Arte e Ciência de roubar galinhas, o qual é sempre disputado entre os leitores.


Claro que a crônica que intitula este livro é fantástica, mas optou-se por reproduzir parcialmente outra crônica, não menos hilária.

Questões gramaticais

A gramática é a mais perfeita das loucuras, sempre inacabada e perplexa, vítima eterna de si mesma e tendo de estar formulada antes de poder ser formulada — especialmente se se acredita que no princípio era o Verbo. Estou estudando gramática e fico pasmo com os milagres de raciocínio empregados para enquadrar em linguagem “objetiva” os fatos misteriosos da língua. Alguns convencem, outros não. Estes podem constituir esforços meritórios, mas se trata de explicações que a gente sente serem meras aproximações de algo no fundo inexprimível, irrotulável, inclassificável, impossível de compreender integralmente. Mas vou estudando, sou ignorante, há que aprender. Meu consolo é que muitas das coisas que me afligem devem afligir vocês também. Ou pelo menos coisas parecidas.
(continue lendo, vale a pena)



Nenhum comentário:

Postar um comentário